17 ROTEIROS PARA CONHECER EM SANTA CATARINA
Para além das praias de Florianópolis
Uma das coisas que eu mais amo no Brasil é que, não importa onde você esteja, sempre vai ter algum lugar interessante para conhecer por perto. Em Santa Catarina não é diferente!
Por isso, resolvi fazer este post para reunir sugestões de lugares em Santa Catarina (onde moro) que considero terem algum tipo de atração. Estas sugestões são ideias de roteiros perfeitos para pequenas viagens, em um feriadão ou final de semana, ou até para uma road trip pelo estado!
Pra mim, o mais incrível de Santa Catarina (e consequentemente dos lugares que sugiro neste post) é a variedade de atrações que podemos encontrar: tem desde (muita) praia até turismo de inverno, história, gastronomia, águas termais e belezas naturais.
Enfim, é pra agradar todo mundo e lembrar que Santa Catarina tem muito mais pra ser descoberto além das praias de Florianópolis (que também são lindas!). E ainda: são roteiros para desconstruir a ideia de que viagem boa é só pra longe de casa!
SERRA CATARINENSE
Destino clássico e com infraestrutura turística bem completa, a região encanta pelas belezas naturais aliadas ao clima friozinho super aconchegante, típico de serra! Em cidades como Urubici, São Joaquim e Bom Jardim da Serra pode-se degustar bons vinhos, conhecer pousadas charmosinhas e respirar um pouco do ar fresco do interior. Não suficiente, a serra catarinense ainda é exuberante no que se trata de belezas naturais: dá pra conhecer cânions, cachoeiras e ver paisagens lindíssimas.
O caminho até lá, por si só, já encanta qualquer um que passe pela Serra do Rio do Rastro. Outra estrada surreal também é a que passa pela Serra do Corvo Branco, formada por paredões imensos e vistas maravilhosas. Se tiver pela região, não deixe de conhecer!
PRAIA GRANDE
Falando em cânions, um lugar que não pode ficar de fora das sugestões é o município de Praia Grande, já na fronteira com o Rio Grande do Sul. Essa cidade abriga cânions que, dando continuidade às formações rochosas da serra catarinense, marcam a divisa entre os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Lá, é possível admirar paisagens maravilhosas, com formações rochosas que tiram o fôlego de qualquer um. Pros mais aventureiros, existe até a possibilidade de se fazer trilhas por entre os paredões: uma experiência incrível! A Trilha do Malacara e a do Rio do Boi (essa última de 14 km!) são exemplos disso, ambas com direito a diversas travessias pela água ao longo do percurso.
Ps: pra quem estiver pela região e quiser conhecer um pouco mais, vale a pena dar uma esticadinha até a cidade de Cambará do Sul, já no estado vizinho, que também abriga cânions lindíssimos e é a principal cidade-base para conhecê-los.
BALNEÁRIO GAIVOTA
Aproveitando que Praia Grande fica no extremo sul de Santa Catarina, vale a pena passar por Balneário Gaivota pra pegar uma prainha! Aliás, de “prainha” não tem nada: a orla super extensa, permeada por um mar de água verde encanta qualquer um que passar por ali.
LAGUNA
Ainda no litoral sul catarinense, Laguna é parada obrigatória! A cidade-natal de Anita Garibaldi preserva até hoje a casa em que nasceu a “heroína de dois mundos”, bem como um museu que leva seu nome como forma de homenagem. Nesse museu, aprendemos um pouco sobre a história de Laguna e a importância da cidade em episódios como a República Juliana.
Além de cultura e história, Laguna também conta com praias lindas! Com localização privilegiada de frente para o costão, merece destaque ainda o Farol de Santa Marta, símbolo turístico da cidade e utilizada para comunicação com os navegantes.
Para saber mais sobre os atrativos de Laguna, clique aqui.
GRAVATAL
Seguindo viagem, a cerca de 1 hora de Laguna fica Gravatal, cidade que tem como atração principal as águas termais! Por lá, são vários os hoteis e resorts que oferecem águas quentinhas e com várias propriedades medicinais. É maravilhoso e perfeito pra passar um final de semana em casal ou com a família!
GAROPABA
Continuando no litoral em direção ao norte, encontramos Garopaba, onde o que não falta é lugar lindo pra conhecer! Ganha destaque a badalada Praia do Rosa (dividida em Rosa Sul e Rosa Norte), que é o paraíso dos surfistas e tem uma vibe mais alternativa. Tão linda quanto é a Praia do Luz, com faixa de areia gigante e maravilhosa! O roteiro só fica completo, porém, com um pôr-do-sol na Lagoa de Ibiraquera: lindo demais!
PALHOÇA
Já quase chegando em Floripa, a menos de 1 hora da capital fica a cidade de Palhoça, que oferece várias praias perfeitas para fugir do tumulto da região da Grande Florianópolis.
As minhas preferidas são a Praia da Guarda do Embaú e a Praia da Pinheira, mas também vale a pena conhecer outras, como a Praia do Sonho e a Ponta do Papagaio!
GOVERNADOR CELSO RAMOS
Mesmo morando em Florianópolis, tenho que admitir que minha praia preferida da região fica no continente, mais especificamente no município de Governador Celso Ramos: a Praia de Palmas! Tem água super limpa e transparente, faixa de areia grande e é lindíssima, vale muito a pena conhecer.
Por ali, ainda é possível pegar um barco para conhecer a Ilha de Anhatomirim!
COSTA ESMERALDA
A um pouquinho mais de 1 hora ao norte de Florianópolis, fica a chamada Costa Esmeralda, formada pelos municípios de Bombinhas, Itapema e Porto Belo. O nome que a região recebe não é a toa: são muuuitas as praias maravilhosas, com águas bem verdinhas, que pode-se encontrar por lá!
Entre tantas, fica até difícil selecionar as que eu mais gosto, mas recomendo dar preferência para praias como a de Bombinhas, do Mariscal, da Tainha e da Sepultura. É impossível não se encantar!
Nessa região, porém, sugiro começar o dia cedo se quiser aproveitar bem as praias e não ficar horas no trânsito, que é um pouco conturbado nos horários de pico durante o verão (perto do 12:00 e no fim da tarde). Fora isso, é só aproveitar!
BALNEÁRIO CAMBORIÚ
É claro que uma das cidades mais famosas de Santa Catarina não poderia ficar fora do roteiro. E não é pra menos: tem bastante coisa para oferecer!
O passeio em Balneário Camboriú (BC, para os íntimos) pode começar pela orla da praia, cheia de vida! Ao final, o molhe da Barra Sul proporcionam uma vista linda da orla completa. Além disso, turista de verdade em Balneário Camboriú não pode deixar de fazer o passeio de bondinho, que apesar de clichê é muito bonito!
Em meio a tudo isso, ainda há a opção de se hospedar em partes mais tranquilas da cidade. Exemplo disso é a Pousada Marquesa, na Praia das Laranjeiras, que é ótima pra quem quer desacelerar, ao mesmo tempo que tem a conveniência de ficar a poucos minutos de carro do agito do centro. No caminho até lá, dê uma paradinha no Mirante das Laranjeiras para apreciar a vista!
Por fim, vale lembrar que Balneário Camboriú também oferece uma agitada vida noturna, contando com várias baladas e opções gastronômicas renomadas (dica: vale muito a pena conhecer os restaurantes do Passeio San Miguel, com destaque principalmente para O Padeiro).
ITAJAÍ
Bem do ladinho de Balneário Camboriú fica Itajaí. Mais do que importante por abrigar um porto, a cidade merece atenção dos viajantes pelas praias lindas e aconchegantes — com destaque para a badalada Praia Brava.
Lugar adorado principalmente pelos surfistas, o litoral de Itajaí proporciona um ritmo mais calmo do que o centro, propício para descansar em um final de semana em família ou com os amigos. Assim como em Balneário, também não deixa a desejar no que se trata de festas e bons restaurantes.
SÃO FRANCISCO DO SUL
Pra completar o percurso pelo litoral norte do estado, a terceira cidade mais antiga do Brasil já encanta de primeira pela arquitetura super fofinha do seu centro histórico. Também é lá que se encontra o Museu Nacional do Mar, único no país inteiro e considerado o mais importante da América Latina a tratar desse tema.
Merece destaque também os passeios de barco pela Baía da Babitonga, formada por várias ilhas, sendo algumas inclusive pontos de parada para banho. Vale a pena conhecer!
BLUMENAU E POMERODE
Na região chamada de Vale Europeu por causa da forte colonização, entre tantas cidades bonitinhas duas delas são as minhas preferidas: Blumenau e Pomerode.
Blumenau, além de ser palco da famosa Oktoberfest, é também uma cidade com arquitetura no estilo germânico, muuuita comida boa e que exala com muito orgulho sua cultura de origem alemã!
Pomerode, por sua vez, ganha destaque principalmente na época da páscoa pela sua famosa Osterfest, uma das maiores festas do país com o tema desse período. Assim como Blumenau, também é fortemente marcada pelos traços da cultura alemã, sendo possível encontrar ótimos restaurantes especializados na culinária típica. Vale lembrar, ainda, que também fica em Pomerode a fábrica da Nugali, a qual produz chocolates de ótima qualidade e conta inclusive com opções veganas!
SEARA
Se enganou quem pensou que o oeste do estado ia ficar de fora desse roteiro! É lá que fica Seara, uma cidadezinha que, apesar de pequena, foi local de residência do entomólogo e botânico alemão Fritz Plaumann por 70 anos!
Lá, Plaumann dedicou sua vida a catalogar insetos dos mais variados tipos, de cuja pesquisa resultou o maior acervo de insetos de toda a América Latina na atualidade! Este acervo se encontra disponível para visitação no Museu Fritz Plaumann, que também conta um pouco da vida do importante pesquisador.
Por causa do acervo construído por Plaumann, ainda, Seara é conhecida como a capital da borboleta, sendo inclusive este inseto o símbolo da cidade!
ITÁ
A apenas 30 minutos de Seara e praticamente na divisa com o Rio Grande do Sul fica Itá, uma cidadezinha um tanto quanto peculiar! Isso porque, na década de 90, a instalação de uma hidrelétrica teve como consequência o realocamento total do então núcleo urbano da cidade, a fim de ali formar um lago artificial a partir do represamento de água do Rio Uruguai.
Por isso, todos os habitantes de Itá foram realocados para um novo núcleo urbano, e suas antigas residências demolidas e submersas pelo lago da represa. Quando chegou, porém, a hora de demolir a igreja da cidade, um dos últimos edifícios que ainda restavam de pé, houve grandes dificuldades em vencer a estrutura e eis que, em meio a isso, os fieis pediram para que a igreja não fosse destruída.
Assim, a igreja foi mantida e, hoje, suas torres são tudo que sobrou de fora do lago artificial construído pela hidrelétrica. O local representa, de forma especial para os antigos moradores, uma lembrança do passado e um marco para a história da cidade. Recomendo muito a visita!
Para quem quiser saber um pouco mais sobre isso, recomendo a leitura deste post.
BOTUVERÁ
Por fim, mas não menos importante, Botuverá é a sugestão pra não deixar dúvidas do quanto Santa Catarina é rico em belezas naturais (a exemplo do Brasil todo, na verdade). A 15km do centrinho da cidade, no Parque Municipal das Grutas de Botuverá podemos encontrar um dos maiores tesouros do estado: formações naturais de calcário, esculpidas pela água ao longo de milhões de anos! É muito muito lindo, uma verdadeira obra de arte da natureza que recomendo demais ver de perto!
Enfim, acho que deu pra ver que opção é o que não falta para viajar por Santa Catarina né? Agora não tem mais desculpa pra quem achava que precisava ir pra longe ou gastar muito dinheiro pra conhecer lugares lindos e ter experiências incríveis! Partiu?
Espero que você aproveite as sugestões e dicas deste post e, para qualquer dúvida, estou à disposição por aqui ou pelas outras redes sociais. Se quiser mais dicas, me acompanhe no instagram (@wheresluiza), onde eu posto várias informações e dicas sobre as minhas viagens por Santa Catarina e muitas outras!