MEU ROTEIRO COMPLETO DE 5 DIAS EM CRACÓVIA — Polônia

Luíza Cipriani
7 min readMar 29, 2024

--

Bem vindos a Cracóvia, uma das cidades mais vibrantes e históricas da Polônia! Com sua rica herança cultural, arquitetura deslumbrante e muuuita história, Cracóvia é um destino que encanta qualquer viajante com pelo seu charme.

Vale lembrar que Cracóvia era capital da Polônia antes de Varsóvia e, ao contrário desta última, tem suas construções super antigas bem conservadas até hoje, uma vez que a cidade esteve ocupada pelos nazistas durante a segunda guerra e, portanto, não foi muito atacada.

A minha experiência nesse lugar foi super enriquecedora e me deixou muito impressionada várias vezes! Por isso, abaixo se encontram os lugares que mais indico visitar em Cracóvia e em seus arredores, além de várias dicas para que você possa viver uma experiência tão incrível quanto a minha.

O QUE FAZER/VISITAR

Por ordem do que eu sugiro dar prioridade:

  • AUSCHWITZ-BIRKENAU: visitar o maior campo de concentração e extermínio da história não é fácil, mas é extremamente importante. É o turismo que mantém esse lugar de pé para continuar lembrando dos horrores cometidos durante o holocausto, de modo a nunca mais se repetir. É uma visita super pesada emocionalmente, mas, se você achar que tem condições, não deixe de fazê-la. Nesse link você pode encontrar meu outro post com as informações completas para visitar esse local.
  • MUSEU FÁBRICA DE OSKAR SCHINDLER: o filme “A Lista de Schindler” já ganhou sete Oscars e é baseado na história real de Oskar Schindler, o dono de uma fábrica de panelas que ajudou a salvar a vida de mais de mil judeus durante a perseguição nazista. Essa fábrica fica em Cracóvia e hoje é um museu sobre a Segunda Guerra Mundial — aliás, um dos melhores museus que eu já fui! Não a toa, é um dos lugares mais visitados na cidade. Imperdível! Mais informações nesse post.
  • FREE WALKING TOUR — BAIRRO JUDEU: eu já fiz muitos Free Walking Tours na vida, mas esse foi sem exagero o melhor de todos. Extremanente informativo e didático, esse tour nos ensina toda a história da cultura judaica em Cracóvia desde o seu início até a sequência de opressões que culminou no holocausto. Fiz com a Walkative e o guia (Maciek) foi sensacional! Recomendo fortemente pra quem se interessa por história!
  • FREE WALKING TOUR — OLD TOWN: além do Free Walking Tour pelo bairro judeu comentado acima, também vale a pena fazer um tour pelo centro histórico de Cracóvia, que também foi palco de muitos fatos interessantes. Também fiz com a Walkative e recomendo muito que seja feito no primeiro dia de viagem, caso você tenha tempo para fazer os passeios acima também.
  • CASTELO WAWEL: esse é o principal ponto turístico de Cracóvia e é testemunha dos diversos períodos históricos pelos quais a cidade passou, desde a sua fundação. Eu fiz um tour guiado por dentro do castelo, e apesar de não ser prioridade, vale a pena conhecer! Também existe a opção de aluguel de audioguias. Você pode resevar o seu ingresso nessa página.
  • COLLEGIUM MAIUS: assim se denomina o prédio mais antigo da Universidade Jaguelônica, a primeira universidade da Polônia. Foi lá que ninguém mais, ninguém menos do que Nicolau Copérnico estudou astronomia. Além disso, os intelectuais da instituição foram alvos de perseguição nazista durante a segunda guerra, pela tentativa de manutenção da educação no país. Tem visita guiada. Mais informações nesse post.
  • MINA DE SAL DE WIELICZKA: A mina de sal de Wieliczka fica a 30 minutos de Cracóvia, na Polônia e tem 327 metros (9 andares) de profundidade! É tão grande que, com o tempo, os trabalhadores dali foram criando praticamente uma cidade subterrânea, com hospital, salão de festas, comércio, e a câmara mais impressionante de todas: uma catedral, com esculturas feitas na própria pedra que retratam a vida de Jesus e que levaram 68 anos para ficarem prontas! É muito impressionante ver isso de perto. Apesar disso, achei o passeio comercial (leia-se: “turistão”) demais, e por isso não penso que seja uma prioridade. Mas caso você tenha tempo, vale a visita. Reservei pelo GetYourGuide.
  • RYNEK UNDERGROUND MUSEUM + THE CLOTH HALL: embaixo do antigo Mercado de Cracóvia (onde até hoje é possível encontrar artesanatos, souvenirs, etc.), se encontra um Museu Subterrâneo. Nele, estão expostos vestígios arqueológicos que nos dão informações sobre a vida em Cracóvia durante a Idade Média. É uma viagem no tempo muito interessante! Sugiro reservar o ingresso nesse link.
  • IGREJA DE SANTA MARIA: a majestosa Igreja de Santa Maria é uma verdadeira obra-prima da arquitetura gótica e um ponto de referência icônico em Cracóvia. Situada na deslumbrante praça principal da cidade, Rynek Glówny, e com interior super decorado, é impossível passar despercebida por qualquer pessoa que visita a cidade. A entrada para fieis, pela porta principal, é gratuita, mas não permite tirar fotos. Caso queira tirar fotos, é necessário comprar ingresso e entrar pela porta lateral (para turistas).
  • OLD SYNAGOGUE: um dos papeis do turismo pode ser o de contribuir para a manutenção da cultura de um povo. É pensando nisso que a antiga Sinagoga de Cracóvia, local historicamente para a comunidade judaica que vivia no bairro de Kazimierz, hoje abriga exposições que têm o objetivo de ensinar o visitante sobre a cultura judaica e preservá-la, retomando o protagonismo que a sinagoga exercia até a Segunda Guerra Mundial.

ONDE COMER

  • VEGANIC: restaurante vegano, maravilhoooso, que não perde em nada pra um restaurante tradicional. A comida é muuuuito boa! Experimentamos vários pratos e estavam todos perfeitos!!! Recomendo fortemente.
  • CAKESTER: bom demais!! O nosso melhor pedido foi o waffle com frutas frescas e calda de frutas.
  • PIZZA LOFT: pizzaria muuuuuito boa e barata. A pizza grande, que custa em media 44 PLN, dá pra 2 pessoas. Além das opções tradicionais, tem um cardápio inteeeeiro vegano com muitas opções deliciosas.
  • RESTAURACJA MAZAYA: restaurante de comida árabe maravilhoso! Pedimos um falafel que estava perfeito, super crocante! E também um prato com berinjela ensopada e cevada, acompanhado de salada do dia. Tudo excelente!

ONDE SE HOSPEDAR

Durante os dias em Cracóvia, me hospedei no Hotel Maximum e recomendo pra quem for visitar a cidade! O quarto era pequeno, mas aconchegante, o café da manhã bem variado e o mais importante: a localização é excelente, o que permite fazer praticamente tudo a pé! Valeu o custo-benefício.

Essas foram as minhas dicas sobre Cracóvia! Espero que você tenha gostado e que, com elas, aproveite a cidade tanto quanto eu aproveitei (prepare-se para se apaixonar!). Para qualquer dúvida, estou a disposição por aqui ou pelas outras redes sociais! Se quiser mais dicas, me acompanhe no instagram (@wheresluiza), onde eu posto várias informações e dicas sobre a minha viagem à Polônia e muitas outras!

--

--

Luíza Cipriani

Viagens, livros e outras coisas mais. // 24, Florianópolis