MEU ROTEIRO COMPLETO: VARSÓVIA, POLÔNIA

Luíza Cipriani
7 min readApr 1, 2024

--

Varsóvia, além de ser a atual capital da Polônia, é também uma cidade muito marcada pela Segunda Guerra Mundial e pela Guerra Fria. Aqui, as arquiteturas nazista e soviética se misturam pelas ruas e nas marcas do passado, ao mesmo tempo em que a interessantíssima história de resistência é relembrada a todo momento.

A minha experiência em Varsóvia foi super enriquecedora e me deixou muito impressionada várias vezes! Por isso, abaixo se encontram os lugares que mais indico visitar nessa cidade e em seus arredores, além de várias dicas para que você possa viver uma experiência tão incrível quanto a minha.

O QUE FAZER/VISITAR

  • MUSEU DO LEVANTE DE VARSÓVIA: esse é, sem exagero, o melhor museu que eu já conheci na vida — e olha que já foram alguns! Ele conta a história do levante ocorrido em Varsóvia contra a ocupação nazista durante a Segunda Guerra Mundial, episódio extremamente marcante na memória local.
    Aliás, todo ano, no dia 1º de agosto, exatamente às 17h, todos os habitantes de Varsóvia param tudo o que estiverem fazendo e, por um minuto, todas as sirenes da cidade tocam enquanto todo mundo fica em silêncio. É uma forma de lembrar, ano a ano, o momento em que a resistência se iniciou em 1944, e de honrar as tantas vítimas da repressão.
    Essa relevância pro país torna o museu — super interativo, didático e muito forte! — ainda mais indispensável no roteiro! Ah, e é bem grande — sugiro reservar de 2 a 3 horas para conhecê-lo, bem como alugar audioguia para acompanhar a sua visita (tem em português!). Não deixe de conhecer!!! Mais informações nesse link.
Museu do Levante de Varsóvia e imagens da homenagem que acontece todo dia 01/08 na cidade. Em todas as fotos é possível notar o símbolo da resistência polonesa, formado por um P com uma âncora.
  • FREE WALKING TOUR OLD TOWN: aprendi muito com esse tour e por isso recomendo-o fortemente! O passeio percorre o centro histórico de Varsóvia e nos ajuda a entender muito da história da cidade e também do país. Fiz com a Walkative e o guia, Luke, foi excelente! É necessário reservar por esse link.
Centro histórico de Varsóvia
  • POLIN (MUSEU DA HISTÓRIA DOS JUDEUS POLONESES): com certeza uma visita indispensável pra quem gosta de história! Esse museu é muuuuito interativo e didático, ao mesmo tempo que consegue contar e ensinar a história dos judeus poloneses de forma muito sensível e respeitosa. É gigante! Sugiro separar entre 2h30 e 3h para conhecer tudo. Tem um ótimo audioguia já incluso no valor do ingresso.
POLIN — MUSEU DA HISTÓRIA DOS JUDEUS POLONESES. À direita, uma foto de Varsóvia ao fim da Segunda Guerra Mundial.
  • MUSEU MARIA SKLODOWSKA-CURIE: apesar de muitos acharem que ela era francesa, Marie Curie, cientista que recebeu 2 vezes o prêmio Nobel pelos seus feitos, na verdade nasceu em Varsóvia, na Polônia, e só depois de adulta se mudou para a França. Assim, a casa em que ela morou com sua família, no centro de Varsóvia, hoje foi transformada em um pequeno, mas interessante museu sobre a sua vida e sua carreira profissional. Recomendo bastante a visita, que prestigia a vida de uma das mulheres mais geniais da história!
Entrada do Museu Maria Sklodowska-Curie.
  • FREE WALKING TOUR VARSÓVIA COMUNISTA: esse tour a pé percorre a capital polonesa destacando locais marcados pela presença soviética, enquanto conta a história do período em que a cidade esteve sob o domínio da URSS. Achei bem interessante, pois se trata de uma história super recente e por isso ainda com muitos resquícios em Varsóvia. Fiz com a empresa Walkative e é necessário reservar o tour por esse link.
Resquícios da arquitetura comunista em Varsóvia.
  • MUSEU FRYDERYK CHOPIN: museu que conta a vida do músico polonês, que foi um dos maiores compositores e pianistas da história, desde a infância dele até o falecimento. A exposição a todo momento relaciona os fatos da vida dele com o contexto social e histórico da Polônia, o que torna bem envolvente. Além disso, tem vários espaços onde a gente pode escutar e ao mesmo tempo ler informações que nos ensinam sobre os diferentes estilos musicais e também detalhes sobre as obras compostas pelo Chopin. É um museu pequeno, mas muito interessante e interativo que vale a pena visitar!
  • MUSEU NACIONAL DE VARSÓVIA: é um dos maiores e mais importantes museus da Polônia e possui uma linda e extensa coleção de arte polonesa, europeia e mundial, abrangendo pinturas, esculturas, arte decorativa, artefatos históricos e muito mais. O museu é reconhecido por suas exposições variadas e educativas, que oferecem uma visão abrangente da cultura e da história polonesas, desde a antiguidade até os tempos contemporâneos.
Museu Nacional de Varsóvia.
  • CASTELO REAL DE VARSÓVIA: é claro que o Castelo Real de Varsóvia chama a atenção de qualquer pessoa que visita o centro histórico da capital polonesa. Mas mais do que isso, esse castelo tem uma história muito interessante porque foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial e, posteriormente, reconstruído pelo povo polonês com as suas próprias mãos e recursos. Por isso, o castelo atualmente é o maior símbolo do patriotismo e do respeito do povo polonês à sua própria história e cultura. O interior do castelo é aberto para visitação e, apesar de eu não considerar prioritário, vale incluir no roteiro caso você tenha tempo.
Castelo Real de Varsóvia

ONDE COMER

Antes de passar para as recomendações de restaurantes em Varsóvia, vale lembrar que eu sou vegana, e portanto as indicações seguem essa mesma linha. Apesar disso, recomendo todas as indicações abaixo também para simpatizantes da culinária vegetal, porque garanto que vão surpreender no sabor e qualidade!

  • LA VEGANA: restaurante de comida Vietnamita em Varsóvia. Experimentamos vários pratos, mas o melhor foi sem dúvidas o Udon, um clássico da culinária oriental!
Udon, no La Vegana.
  • THE BOTANIST: nesse restaurante comi o melhor prato da viagem inteira! Foi um macarrão à carbonara vegano que estava sen-sa-cio-nal!!!! Além disso, o lugar oferece vários drinks legais e sobremesas irresistíveis. É bem concorrido, então sugiro fazer reserva ou chegar cedo.
Alguns dos pratos que experimentamos no The Botanist. Faltou foto da Carbonara Veg, o melhor de todos!!!!
  • BOCA GUILTY PLEASURE: restaurante pequeno, mas com ótimas opções e excelente atendimento. Eu pedi um Mac N’ Cheese que tava espetacular, recomendo muito!!
Mac n’ cheese no Guilty Pleasure

ONDE SE HOSPEDAR

Varsóvia é uma cidade bem grande (até porque é a capital da Polônia), mas um hotel com boa localização pode facilitar muito na hora de chegar até os principais pontos turísticos, de modo a evitar ter que pegar transporte (seja público ou privado).

Pensando nisso, me hospedei no Hotel Gromada Warszawa Centrum, o qual achei que ofereceu um ótimo custo-benefício e localização excelente — perto de váaaarios bares e restaurantes, mas também de diversos pontos turísticos entre os citados acima. Além disso, o café da manhã foi bem satisfatório. Nada a reclamar!

Espero que você tenha gostado do post e, para qualquer dúvida, estou a disposição por aqui ou pelas outras redes sociais. Não esquece de compartilhar esse roteiro com quem vai te acompanhar nessa aventura e, se quiser saber mais, me acompanhe no Instagram (@wheresluiza), onde eu posto várias informações e dicas sobre a minha viagem à Polônia e muitas outras!

--

--

Luíza Cipriani

Viagens, livros e outras coisas mais. // 24, Florianópolis