MEU ROTEIRO DE 3 DIAS EM FLORENÇA
Capital da Toscana e berço do renascimento, Florença, na Itália, é uma cidade pela qual é difícil não se encantar! É delicada, fina, agradável (bem mais organizada que Roma!), com muuita história e MUUUITA arte! Pra quem gosta de um estilo de viagem mais “cult”, é o lugar perfeito.
Eu amei Florença e, em grande parte, isso se deu pelos lugares que eu visitei lá e que me enriqueceram muito. Por isso, abaixo compartilho com vocês o meu roteiro e várias dicas para que sua experiência nessa cidade possa ser tão incrível quanto foi pra mim!
O QUE FAZER/VISITAR
- IGREJA DE SANTA CROCE: nessa igreja incrível é onde estão as tumbas dos florentinos mais ilustres da história, como Michelangelo, Galileu Galilei, Maquiavel, além de um memorial para Dante que morreu no exílio! Foi o lugar em Florença que eu mais amei conhecer e escrevi um outro post aqui no blog contando um pouco mais sobre a visita e sobre o que eu aprendi lá! Pra ver é só clicar nesse link:
- PALAZZO VECCHIO: foi construído em 1302 para abrigar o congresso de 500 cidadãos que governavam a República, mais tarde também foi residência dos Médici, local de trabalho de Maquiavel e hoje é museu, onde são expostas peças como a escultura “Judite e Holofernes”, de Donatello, e a máscara funerária de Dante Alighieri! Tem um outro post aqui no blog contando algumas curiosidades sobre esse lugar, é só clicar aqui pra ler:
- CAPELAS MÉDICI: a família Médici foi de longeee a mais influente para a história e a política de Florença, na Itália. Tanto é que existe uma capela especialmente para o sepultamento da família, chamada Capela Médici.
Eles eram tão importantes que a sacristia da capela foi projetada por Michelangelo! Além disso, entre os familiares sepultados lá, está Lorenzo de Médici, “o Magnífico”, a quem Maquiavel dedicou o seu livro “O Príncipe”! É um lugar que recomendo conhecer porque conta a história da família, indispensável para aprender a história da cidade!
- IGREJA DE SANTA MARIA NOVELLA: uma das igrejas mais importantes da cidade é também a primeira e única das grandes igrejas florentinas que ainda exibe a fachada original. É lá dentro que fica o púlpito do qual foi proferida a denúncia contra Galileu por sua afirmação de que a terra gira em torno do Sol! Na igreja também podem ser vistas várias obras de arte importantes (e lindas!) e outras exposições relacionadas aos franciscanos.
- GALLERIA DELL’ACCADEMIA: quando você menos esperar, no final do corredor, vai se deparar (e se encantar) com a principal obra da Galleria Dell’Academia, em Florença: a escultura David, de Michelangelo! Heroi bíblico, David é lembrado como aquele que obteve a vitória sobre seu inimigo não através da força bruta, mas sim de sua inteligência e inocência. Por isso, a estátua se tornou um símbolo de liberdade e orgulho para a República Florentina.
Por causa de sua importância, em 1784 foi construída a Galleria Dell’Academia como um santuário dedicado a abrigar e preservar a escultura de David, um dos maiores símbolos de Florença. Os detalhes da escultura são muuuito perfeitos! De perto dá de ver até as veias e os contornos impecáveis dos músculos de David, esculpidos em mármore!!!!! E é gigante! bemmm maior do que eu esperava vendo por fotos.
Os ingressos pra entrar na galeria são bem disputados e as filas são enormes, por isso recomendo muito comprar com antecedência pelo site!
- CASA DO DANTE: Dante Alighieri nasceu em Florença e sua casa, em homenagem ao primeiro e maior escritor da literatura italiana, virou museu! O museu é bem simples, mas com uma exposição que possibilita entender um pouco mais sobre o contexto em que Dante viveu e sobre a sua importância para a Itália e para a literatura como um todo. A entrada custa 4 euros.
Pra quem quiser saber mais sobre o assunto, fiz um outro post aqui no blog com um tour pelos lugares em que passei na Itália que fazem algum tipo de homenagem ou referência a Dante! Assim dá pra ter uma ideia do quanto o poeta é valorizado pelo país e lembrado orgulhosamente, sendo parte importantíssima da cultura italiana. Basta clicar aqui para ler:
- MUSEU LEONARDO DA VINCI: Dedicado a homenagear o pintor, engenheiro, naturalista, arquiteto e anatomista (!!!) nascido em uma pequena vila perto de Florença, o museu tem a proposta de tentar entender um pouco de uma das mentes mais geniais do renascimento italiano e do mundo inteiro, através de uma experiência interativa (as crianças adoram!). Lá, os visitantes podem interagir com as invenções mais importantes de Leonardo, em tamanhos reais, e admirar reproduções de seus desenhos anatômicos e das suas pinturas mais importantes (como “Monalisa” e “A última ceia”). Custa 7 euros o ingresso inteiro.
- DUOMO: com fachada decorada em vermelho e verde, a Igreja Santa Maria del Fiore (ou Duomo di Firenze) é um dos principais pontos turísticos de Florença! É considerada a maior realização da arquitetura renascentista, principalmente por causa da sua cúpula octogonal construída pelo arquiteto Brunelleschi que, na época, era a maior cúpula do mundo! Hoje é o símbolo de Florença, que pode ser visto de vários locais da cidade. Para entrar, não se esqueça de cobrir os ombros e as pernas, como em qualquer igreja italiana!
- GALLERIA DEGLI UFFIZI: considerado o acervo renascentista mais importante do mundo, na Galleria Degli Uffizi podem ser encontradas obras de artistas como Michelangelo, da Vinci, Rafael, Caravaggio e Botticelli, em especial as suas duas pinturas mais famosas: “O Nascimento de Vênus” e “A primavera”, que são liiiindas demais! Recomendo muito reservar os ingressos com antecedência pelo site porque são bem concorridos!
- MUSEU GALILEU: o Museu da História da Ciência recebeu o nome de Galileu Galilei em homenagem ao grande físico, astrônomo e matemático italiano! Apesar disso, o museu não é apenas sobre ele. Lá estão expostas as coleções científicas da família Médici, bem como os únicos instrumentos criados por Galileu que chegaram até os dias de hoje e diversos outros instrumentos desenvolvidos ao longo da história que foram importantes para as descobertas da ciência!
- PONTE VECCHIO: é a mais antiga e mais importante ponte sobre o Rio Arno (rio que corta Florença), construída no ano de 1345. Antigamente, a ponte era preenchida por açougues, até que a família Médici reclamou do mau cheiro das carnes e, a partir de então, a ponte passou a ser preenchida com joalherias de grife super caras, como é até hoje. Uma curiosidade é que a Ponte Vecchio, devido à sua importância, foi a única ponte do Rio Arno que não foi explodida pelos alemães durante a 2ª Guerra Mundial!
- PIAZZALE MICHELANGELO: perfeita pra ver o sol se por no Rio Arno, essa é uma praça que fica em uma parte elevada de Florença e de onde é possível ter uma vista maravilhosa da cidade, com destaque para a ponte Vecchio e o Duomo! O lugar é muito lindo e o por do sol deixa tudo ainda melhor. Recomendo demais!
ONDE COMER
- FISHING LAB: anota essa dica de restaurante com pratos diferentões, bem elaborados e com precinho acessível pra quando for a Florença! Como o nome diz, o principal tipo de comida deles é peixe. Eu comi dois pratos que recomendo MUITO: o primeiro era um salmão assado em uma folha de madeira e tinha um sabor INCRÍVEL, sério, nuca comi um salmão tão bom! O segundo não sei que peixe era (kkkk) mas era algum peixe branco (tipo linguado ou algo assim) servido com um cremezinho de grão de bico!!! Era sensacional! Ah, e eles também tem opção de prato vegetariano!
Uma coisa que eu adorei nesse restaurante é que também dá pra pedir meia porção de um prato, o que nos possibilita experimentar mais coisas! Achei o preço relativamente bom também (considerando que são frutos do mar): custava em média 5 euros a meia porção e 10 euros a inteira.
- GELATERIA DEI NERI: a gelateria que é considerada a melhor de Florença (entre muuuitas!) foi aprovadíssima! Pra quem visitar a cidade, recomendo demaisss dar uma passadinha lá (fica perto do Museu Galileu) e experimentar os gelatos de pistache e caramelo (não confunda com o CREME de caramelo, que é muito doce). Era tão bom que não deu tempo nem de tirar foto!
- MERCATO CENTRALE: um dos lugares que mais gostei em Florença, o mercado tem dois andares: embaixo vendem frutas, carnes, peixes e especiarias; em cima é tipo uma praça de alimentação, com stands de vários tipos de comidas (ou seja, se você estiver com mais gente, todo mundo fica feliz kkkk). De tudo que eu comi lá o que eu mais AMEI mesmo foi um hamburguer vegano de um stand de comidas vegetarianas e veganas chamada Veg&Veg. Comi o hamburguer Popeye e meuuuuu deus, tava bom DEMAIS! Tive até que voltar lá mais uma vez pra comer denovo e comeria mais mil vezes kkkk recomendo 100%!
Pra quem se interessar, no mercado também são oferecidas aulas (pagas) de culinária italiana! Você pode encontrar mais informações (preço, calendário, horários…) sobre isso no site do Mercato Centrale Firenze. O mercado fica aberto todos os dias das 8:00 à 00:00 e os preços das comidas são super variados, dependendo do que você escolher. Tem tanto restaurantes super sofisticados com pratos chiques como aperitivos e comidas mais simples.
- TRATTORIA ZAZÁ: bem em frente ao Mercato Centrale fica a Trattoria Zazá, que é super movimentada e bem recomendada. De fato, faz jus à fama! Recomendo muuuuito fortemente experimentar o nhoque ao molho gorgonzola deles (mais um da série: tava tão bom que não deu tempo nem de tirar foto), que é o principal prato da casa e tem a opção de ser servido com ou sem trufas. Chegue cedo para o jantar se não quiser esperar na fila.
TRANSPORTE
Florença é uma cidade na qual dá pra fazer tudo a pé! Tudo MESMO. Não precisei utilizar transporte público nem táxi/uber nenhuma vez. Claro, caminhei bastante! Mas na minha opinião não tem forma melhor de conhecer a cidade do que andando a pé por ela, e fica melhor ainda quando a cidade nos facilita fazer isso, como é o caso de Florença!
ONDE SE HOSPEDAR
Justamente pela possibilidade de se visitar os principais pontos de Florença a pé é que se torna ainda mais importante a boa localização do seu local de hospedagem! Eu fiquei no Albergo Firenze e posso recomendar totalmente. A sua maior qualidade é a localização, que não tinha como ser melhor, sério mesmo (por causa disso consegui conhecer tudo a pé)! Os quartos eram confortáveis, limpos e o café da manhã era simples, mas bom. Super aconselho pra quem for ficar em Florença
QUANTOS DIAS FICAR
Sinto que Florença é uma daquelas cidades que dá pra ficar vários dias e sempre vai ter coisas novas pra conhecer, mas eu passei 3 dias na cidade e é o mínimo que recomendo! Foi o tempo perfeito para conhecer os lugares mais incríveis de Florença e se apaixonar pela cidade.
Esse foi o meu roteiro e as minhas dicas de Florença! Espero que você tenha gostado e que, com elas, sua experiência na cidade seja tão agradável e enriquecedora quanto foi pra mim. Para qualquer dúvida, estou a disposição por aqui ou pelas outras redes sociais! Se quiser mais dicas, me acompanhe no instagram (@wheresluiza), onde eu posto várias informações e dicas sobre a minha viagem à Florença e muitas outras!