O COLISEU DE ROMA — história, curiosidades e dicas práticas

Luíza Cipriani
5 min readNov 3, 2018

--

O Coliseu é o principal ponto turístico de Roma e fonte de muuuita história, palco de lutas entre gladiadores e animais que não dá pra ficar de fora do roteiro de quem visita a cidade!

Maior anfiteatro romano do mundo e símbolo da grandiosidade de Roma, o Coliseu começou a ser construído em 72 a.C., sendo inaugurado em 80 d.C. por Tito Filho. Originalmente, seu nome era Anfiteatro Flávio, até que em meados da Idade Média passou a ser chamado de Coliseu devido à presença de uma estátua “colossal” do Imperador Nero em frente ao anfiteatro. A estátua era de bronze dourado, tinha 35 metros de altura e, segundo as lendas, precisava-se de 24 elefantes para transportá-la!

No interior do Coliseu ocorriam jogos que eram organizados pelas famílias mais importantes da região para exibirem seu poder. Elas convocavam os jogos principalmente em datas de feriados e celebrações, totalizando uma média de 170 jogos por ano.

Tais eventos constitiam em combates violentos entre homens, entre animais e entre homens e animais. Os gladiadores costumavam ser prisioneiros de guerra, escravos, criminosos condenados a pena de morte ou a trabalho forçado, já que homens livres raramente escolhiam essa profissão para obter fama, dado seu alto risco. De fato, muitos homens e animais morreram em batalhas no Coliseu. Em uma estimativa feita, por exemplo, calculou-se que em um período de 100 dias morriam cerca de 5.000 bestas!

Na plateia, a posição era ocupada de acordo com a classe social: quanto mais pobre, mais se ficava longe da arena. Isso porque as famílias mais ricas queriam ficar o mais próximo possível da arena para poderem ver melhor e também serem vistos, sendo uma oportunidade que tinham para exibir sua riqueza e poder.

Vale lembrar, também, que as mulheres ficavam separadas dos homens, no terceiro andar do Coliseu. Acima delas na plateia (ou seja, abaixo, na pirâmide social) ficavam apenas os homens pobres.

Nesta foto dá pra ver bem os andares que separavam as classes sociais e os homens das mulheres de acordo com a distância da Arena. Na foto também é possivel ver um pouco da parte subterrânea da arena, para a qual você pode encontrar tours especiais no site!

O Coliseu foi palco de jogos até 523 d.C., quando ocoreu a última caçada realizada no local. Depois disso, o anfiteatro entrou em uma fase de abandono, na qual todos os seus materiais que podiam ser reutilizados foram retirados (praticamente saqueados) para serem instalados em outras construções, como na Capela Sistina e na Basílica de São Pedro, ambas no Vaticano! Por causa desses episódios é que conhecemos o Coliseu com sua atual cor marrom, mas originalmente a construção era revestida de mármore travertino — uma pedra branca calcária muito usada durante a República Romana — que hoje se encontra espalhado por outros locais.

DICAS PRÁTICAS PARA A VISITA

  • Recomendo fortemente que o primeiro local que você visitar em Roma seja o Coliseu, pra já tomar aquela dose de história e se interar da imponência do Império Romano logo de cara!
  • Se você for no verão, leve garrafa de água, coloque roupas bem fresquinhas e se proteja bastante do sol, porque lá dentro tem poucas sombras e, por causa das pedras, fica ainda mais calor.
  • Compre o ingresso com antecedência pela internet! Não deixe pra comprar lá na hora porque as filas são enormes e corre o risco de não ter, já que o número de visitantes é limitado. O site oficial é o CoopCulture e tem vários tipos de ingressos/visitas, inclusive pelos subterrâneos do Coliseu e pelo terraço! Qualquer que seja o tipo de passeio que você escolher, recomendo fortemente que seja algum com guia do local ou audioguia!
  • O horário da visita é marcado no momento da compra do ingresso pela internet. Apesar disso, recomendo chegar um pouco antes do seu horário porque mesmo com ingresso antecipado pode ter um pouco de fila (ainda que seja beeeem menor que a de quem ainda não comprou o ingresso).
  • Depois de passar pelo raio-x, vá até o balcão de reservas para trocar seu voucher pelo ticket. Se sua reserva já tiver código de barras, não precisa ir até o balcão, é só apresentar o código na hora de passar na catraca.
  • A retirada de audioguia fica no guichê 12, depois da entrada.
  • O ingresso de entrada no Coliseu também é válido para entrar no Fórum Romano, por isso guarde-o bem para utilizar depois!

Espero que você tenha gostado do post e que tenha te inspirado a conhecer o Coliseu, uma das 7 maravilhas do mundo e cheio de história pra contar! Espero também que este post tenha lhe ajudado a organizar a sua visita e, se você precisar de qualquer ajuda a mais é só me chamar!

Compartilhe este post com alguém que você conhece que quer ir pra Itália e me acompanhe no instagram (@wheresluiza) para mais informações e dicas sobre esta e muitas outras viagens!

--

--

Luíza Cipriani
Luíza Cipriani

Written by Luíza Cipriani

Viagens, livros e outras coisas mais. // 24, Florianópolis

No responses yet