PANTHEON: tesouro da antiguidade romana!
O Pantheon é um dos principais pontos turísticos de Roma e um dos lugares mais interessantes que eu visitei na cidade. Foi construído em 27 a.C. e é considerado o monumento remanescente da Antiguidade Romana mais bonito e bem conservado.
“Pantheon” significa “para todos os deuses”, e a construção recebeu esse nome porque, originalmente, era dedicada aos 7 principais deuses gregos, até que no século VII virou uma Igreja Católica, como é até hoje (inclusive são realizadas missas no local). Quando isso aconteceu, as estátuas dos deuses gregos que se encontravam lá foram substituídas por imagens católicas.
O principal símbolo do Pantheon é a sua enorme cúpula, construída de tijolo, com uma abertura em forma de círculo no seu centro, também chamada de óculo. Até hoje o lugar atrai engenheiros e arquitetos do mundo inteiro que tentam desvendar como esta parte da construção foi feita, em uma época que teoricamente não existia tecnologia para isso!
E é claro que se a cúpula não é totalmente coberta, em dia de chuva também chove dentro do Pantheon! Por causa disso, no chão foram feitos 22 buraquinhos por onde a água pode escorrer.
Também é interessante notar que no Pantheon se encontram os túmulos de diversas personalidades importantes, como Vittorio Emanuele II, Umberto I, Rafael Sanzio e outros artistas. Isso porque, primeiramente, quando o Pantheon passou a ser um lugar de exercício da fé católica, decidiu-se dedicar o lugar a mártires romanos que dedicaram sua vida ao cristianismo.
Além disso, o Pantheon passou por um período de abandono e, durante esse tempo, foi usado como local de encontro dos artistas da cidade para debates e criações, tornando-se um lugar muito importante para eles. Por isso, diversos artistas pediram para serem enterrados ali, incluindo Rafael.
Hoje em dia, o Pentecostes é o principal ritual católico celebrado no Pantheon, dia no qual pétalas de rosa são jogadas pela abertura da cúpula!
Para visitar, é preciso usar roupas que não sejam muito curtas e que cubram os ombros, como em todas as igrejas italianas. A entrada é gratuita e tem “totens” de vídeos contendo informações sobre o lugar que custam 2 euros e podem ser ouvidos por duas pessoas, vale muito a pena!
Eu adorei muito conhecer o Pantheon e acho que não pode ficar de fora do roteiro de quem vai a Roma, principalmente se você se interessa por arquitetura e história! Espero que você tenha gostado do post e que tenha te inspirado a conhecer esse lugar também!
Compartilhe este post com alguém que você conhece que quer ir pra Itália e me acompanhe no instagram (@wheresluiza) para mais informações e dicas sobre a minha viagem a Roma e muitas outras!