PASSEIO MARÍTIMO e ILHA FISCAL: programas imperdíveis no Rio de Janeiro!
Estive no Rio de Janeiro em fevereiro e fiz dois passeios que, apesar de não serem muito conhecidos por turistas, foram sensacionais! Ambos os passeios são feitos pela Marinha e podem ser feitos em uma mesma tarde. Confira o post abaixo para saber mais!
1) PASSEIO MARÍTIMO
Realizado em escuna/barco, este passeio contorna a Baía de Guanabara (que significa braço de mar, em língua indígena) para vista panorâmica de seus pontos mais marcantes. Leva em torno de 1 hora e meia e o percurso é muuito bonito, impossível de representar em fotos (recomendo muito observar a previsão do tempo e, se possível, realizar o passeio em um dia de sol para que seja uma experiência melhor).
Contornando a Baía de Guanabara, no lado o oposto ao do início do passeio, fica Niterói. Em língua indígena, Niterói significa água escondida e a cidade foi fundada pelo Cacique Arariboia, depois de ter ajudado a expulsar os franceses dali em troca de um pedaço de sesmaria.
Dica importante: na hora de escolher seu lugar, recomendo muito sentar do lado direito da embarcação, de onde a vista da costa é melhor e, consequentemente, da maioria dos pontos comentados pelo guia. O visual para fotos desse lado também achei mais bonito!
2) ILHA FISCAL
Ilha Fiscal é como ficou conhecida a antiga Ilha dos Ratos por abrigar um castelo, construído em 1882 com mão de obra escrava por ordem do Ministério da Fazenda, com o objetivo de fazer a fiscalização alfandegária na Baía de Guanabara.
Esse local entrou para a história brasileira por ser o local em que ocorreu a última festa do período da monarquia, em 9 de novembro de 1889 — 6 dias antes da proclamação da república. O baile foi oferecido para mais de 2.000 pessoas, incluindo a família real, e tinha como objetivo selar um acordo de parceria entre o Brasil e o Chile. Foi a única festa realizada ali.
O episódio é retratado no quadro de Aurélio Figueiredo, “O último baile da monarquia — o baile da Ilha Fiscal”, cuja réplica está exibida no castelo e sua versão original no Museu Histórico Nacional. Na obra, as “pessoas da monarquia” são representadas dançando, distraídas, enquanto uma alegoria da república está chegando — segurando uma bandeira do Brasil e acompanhada por Marechal Deodoro. Pintada como se estivesse saindo do quadro, uma nuvem representa a saída da monarquia da história do Brasil e o suposto sonho de D. Pedro II: a coroação da Princesa Isabel.
O castelo tem arquitetura de estilo neogótico, inspirado em castelos do sul da França. No seu interior, o teto é decorado com estrelas de ouro originais (!) e vitrais pintados na Inglaterra — um com a imagem de D. Pedro e o outro com a da Princesa Isabel.
A ilha continou sendo local de fiscalização de navios até 1913, quando a marinha assumiu o local. Em 2019 faz 20 anos que o lugar foi aberto para visitação.
Importante destacar que o trajeto até a Ilha Fiscal pode ser realizado através de van ou embarcação marítima, dependendo de disponibilidade e condições climáticas do dia. Basta se informar na hora de comprar o ingresso!
INFORMAÇÕES PRÁTICAS
- Os passeios são acompanhados por um guia que conta a história dos locais e várias curiosidades.
- O ingresso inteiro para cada passeio custa R$30,00 e tem desconto de 50% para estudantes mediante apresentação de documento.
- O ponto de encontro para o início dos passeios é no Centro Cultural da Marinha, onde também fica a bilheteria para compra dos ingressos.
- O ingresso para o passeio também dá direito à visita do Espaço Cultural da Marinha, que contempla um antigo submarino, um helicóptero, uma réplica da nau do “descobrimento”, entre outras atrações.
- Há algumas opções de horários para os passeios mas, se você quiser combinar os dois em uma mesma tarde (como eu fiz), recomendo fazer o Passeio Marítimo às 13:15 e o da Ilha Fiscal às 15:30. Assim, o tempo fica folgado (dá até para visitar o Espaço Cultural entre um passeio e outro) e, com sorte, você ainda pega o início do pôr do sol na Ilha Fiscal, o que proporciona um visual lindo!
Para saber mais informações, horários e a especificação dos pontos observados, confira o site da marinha pelos links: Passeio Marítimo e Ilha Fiscal.
Espero que você tenha gostado do post e, para qualquer dúvida, estou a disposição por aqui ou pelas outras redes sociais. Se quiser mais dicas, me acompanhe no instagram (@wheresluiza), onde eu posto várias informações e dicas sobre a minha viagem ao Rio de Janeiro e muitas outras!