Por um fio — Dráuzio Varella | RESENHA

Luíza Cipriani
3 min readJun 1, 2018

--

Dráuzio Varella é famoso por sua trilogia carcerária, mas também tem outros livros igualmente bons publicados! Um deles é o “Por um fio”, no qual o autor e médico conta sua experiência com pacientes em fase terminal de diversas doenças, mas principalmente do câncer, e como cada um reage à possibilidade concreta da morte. “Concreta” porque, como Dráuzio nos mostra, todos sabemos que vamos morrer um dia, no entanto ninguém conta com essa possibilidade em um futuro próximo, independente da idade. “Por um fio” trata da reação de pacientes que, por dificuldades de saúde, se viram diante da possibilidade concreta dessa situação.

Por um fio” foi publicado em 2004 e traz uma brilhante narração de relatos extremamente emocionantes que nos fazem refletir muito sobre a vida e a morte. Desde casos de óbitos repentinos até vítimas que se curaram mesmo depois de todos os médicos dizerem ser impossível, com o livro, percebemos que somos capazes de nos transformar radicalmente e, principalmente, revelar nossas principais características neste momento único e imprevisível marcado pela ameaça da morte.

O livro é organizado em pequenos capítulos, em que cada um conta a história real de pacientes. A narrativa é envolvente, viciante e leve (apesar de o tema ser extremamente pesado), como os livros do Dráuzio costumam ser. Nos comovemos pela morte dos pacientes, nos identificamos com suas possíveis reações e vibramos com aqueles que se recuperam. Além disso, Dráuzio nos conta suas experiências pessoais frente à morte de familiares, de forma muito comovente e sensível.

Quero registrar ainda que me chamou muito a atenção a singularidade com que Dráuzio encara o objetivo principal da medicina, que para ele consiste em “aliviar o sofrimento humano”, e não simplesmente curar as pessoas, como muitos pensam. Isso implica no fato de ele não negligenciar o tratamento de doenças crônicas ou de pacientes incuráveis que o procuravam. Afinal, apesar de não serem curáveis, estas pessoas estavam certamente sofrendo por decorrência de suas enfermidades.

Enfim, Dráuzio é impecável na escrita, na sensibilidade e humanidade, como muito bem demonstrado em “Por um fio”. É uma leitura que nos induz a refletir e valorizar muitos aspectos de nossa vida, e por isso recomendo fortemente a leitura! Para encerrar, deixo aqui a passagem do livro que melhor resume o principal aprendizado que dele absorvi:

“Custei a aceitar a constatação de que muitos de meus pacientes encontravam novos significados para a existência ao sentí-la esvair-se, a ponto de adquirirem mais sabedoria e viverem mais felizes que antes, mas essa descoberta transformou minha vida pessoal: será que com esforço não consigo aprender a pensar e agir como eles enquanto tenho saúde?”

--

--

Luíza Cipriani
Luíza Cipriani

Written by Luíza Cipriani

Viagens, livros e outras coisas mais. // 24, Florianópolis

No responses yet