Rolê diferentão em Nápoles: conhecendo as estações de metrô que viraram galerias de arte

Luíza Cipriani
5 min readAug 28, 2018

--

Estive em Nápoles (Itália) nas últimas férias e, depois de ficar encantada com as fotos que eu tinha visto na internet, resolvi fazer um passeio diferentão pela cidade: parar em algumas estações de metrô da linha 1 e simplesmente admirá-las! Isso porque as paradas do metrô em Nápoles são mais do que meios de transporte até um destino final: são também decoradas, cada uma com um tema diferente, constituindo praticamente galerias de arte subterrâneas.

Em 2006, foi colocado em prática um projeto com o objetivo de revitalizar e dinamizar as estações de metrô da linha 1 de Nápoles, para assim torná-las um espaço cultural e artístico. Este projeto se chama Stazione dell’Arte e data de 1995. O coordenador, Achille Bonito Oliva, tinha como objetivo incluir obras de arte contemporânea ao longo da cidade, regenerando os espaços públicos através da cultura e criando um museu ao longo da cidade, onde “passageiros se tornam espectadores”. Assim, com a arquitetura e a arte o transporte público deixa de ter uma natureza meramente transitória para se tornarem museus, espaços de trocas e encontros.

As paradas das linhas 1 e 6 constituem um complexo artístico-funcional caracterizado pela presença de mais de 200 obras de cerca de 90 artistas internacionais. A linha 1 é a principal linha da cidade, que passa pelo centro contempla pontos turísticos como o Museu Arqueológico Nacional. Entre as várias estações da linha, escolhi conhecer aquelas que ficavam mais adequadas ao meu roteiro turístico na cidade: Universitá, Toledo, Dante e Museo.

O passeio começa na Universitá, cujos tetos e chãos coloridos, todos estilizados, são inspirados na comunicação digital e representam a tecnologia, sugerindo um cenário do futuro. Não por acaso, é a estação de metrô que fica próxima à Universidade de Nápoles. A decoração dá um ar super moderno e divertido, é demais!

Estação Universitá. Fonte: 1, 2, 3

A próxima parada é na estação Dante, dedicada ao poeta que é considerado o maior nome da literatura italiana! Em uma das paredes da estação, há um trecho de sua obra Convivio em neon; saindo da estação, uma estátua do autor preenche a praça que leva seu nome.

Trecho da obra Convivio, na estação Dante. Fonte

Mas de todas, a estação que mais me impressionou foi com absoluta certeza a Toledo! É considerada a estação de metrô mais bonita da Europa e não é pra menos, é de deixar qualquer um de boca aberta! Essa estação é toda decorada com mosaico azul e branco com a intenção de nos fazer sentir como se estívessemos debaixo d’água. Sobre as escadas, há um buraco que vai do subterrâneo (com quase 50m de profundidade) até a superfície externa da estação, pelo qual incide a luz solar. A estação é muuuito linda!!

Estação Toledo e o buraco que vai até a superfície!

A última parada do tour pelas estações foi na Museo, onde saímos para visitar o Museu Arqueológico Nacional. A estação, fazendo jus ao tema, conta com peças e murais com referências históricas relacionadas às obras expostas no museu, cujo prédio já se avista logo ao lado da saída!

Fontes: 1, 2, 3

Pra quem for a Nápoles, recomendo muito fazer esse passeio pelas Stazione dell’Arte! As que eu conheci foram incríveis e ainda há muitas outras que fazem parte do projeto. Abaixo, vou deixar o mapa do metrô, que também já tem algumas informações que podem ser úteis. Para fazer o passeio, comprei o ticket de 1 dia, que custou €3,50 e dá pra entrar e sair das estações quantas vezes quiser, até a meia noite. Se caso você optar por um trajeto único, o ticket neste caso custa €1,10 mas só pode ser usado uma vez.

Dica importante: se você chegar ou sair de Nápoles de trem, provavelmente vai ter que ir até a Estação Central/Garibaldi. Por isso, se possível aproveite para fazer o passeio pelas estações de metrô e comprar o ticket diário no dia em que estiver saindo ou chegando na cidade, para poder aproveitá-lo também para ir/voltar da estação de trem!

Espero que você tenha gostado do post e, para qualquer dúvida, estou a disposição por aqui ou pelas outras redes sociais! Se quiser mais dicas, me acompanhe no instagram (@wheresluiza), onde eu posto várias informações e dicas sobre a minha viagem à Itália e muitas outras!

--

--

Luíza Cipriani
Luíza Cipriani

Written by Luíza Cipriani

Viagens, livros e outras coisas mais. // 24, Florianópolis

No responses yet