Sapiens: uma breve história da humanidade — Yuval Noah Harari | RESENHA

Luíza Cipriani
2 min readMay 22, 2018

--

Eu li esse livro no final de 2017 e foi com absoluta certeza um dos melhores livros que eu já li na vida! Agora entendo o porquê de ele ser best-seller internacional.

Imagem: Saraiva

Harari se propõe a contar a história da humanidade, a que já conhecemos, mas por um ponto de vista que ainda não conhecemos. Uma das primeiras indagações que o livro se propõe a responder é: porque o ser humano, que em tempos remotos era “só mais um” no meio da cadeia alimentar, conseguiu ascender de forma a subjugar todos os outros seres vivos e dominar o mundo como conhecemos hoje? A resposta, argumentada pelo autor, é que nós somos a única espécie que tem a capacidade de acreditar em coisas que nós mesmos inventamos — como o dinheiro, a religião, os Estados — e por isso nos unimos de forma a nos fortalecer como nenhuma espécie antes tinha conseguido.

É sob esse ponto de vista que Harari nos conta a história da humanidade, desde o surgimento dos primeiros homonídeos até os dias atuais, de forma peculiarmente brilhante. Mas não espere uma narrativa neutra. Melhor do que se posicionar, o autor nos apresenta pontos positivos e negativos das transformações históricas, para que, a partir da reflexão constante, possamos escolher de acordo com as nossas convicções pessoais.

Foto: Ted

Além disso, é elogiável a sua capacidade de discorrer sobre diferentes épocas e espaços geográficos sem se desviar em nenhum momento de uma linha de raciocínio perfeita que permeia o livro do início ao fim. O encadeamento lógico de assuntos é tão impecável que o livro aborda inúmeros conteúdos diferentes e é quase imperceptível a transição entre um outro.

Também me impressionou a brilhante capacidade do autor de elaborar metáforas e de tratar dos assuntos de forma breve e, ainda assim, aprofundada. Sua escrita é exemplar e seu posicionamento e argumentação nas discussões propostas são incríveis, afastando-se do senso comum, em especial sobre as questões de gênero, religiões e indústrias de animais. Aliás, a questão da domesticação dos animais em decorrência da Revolução Agrícola é tão forte em Sapiens que o próprio Harari disse em entrevista ter se tornado vegano enquanto escrevia esse livro!

Enfim, Sapiens traz uma enxurrada de conhecimentos, compilados e redigidos de forma magnífica. Recomendo fortemente a leitura desse livro tão diverso e inteligente, e me contenta pensar que tenha alcançado um público tão numeroso em vários países do mundo.

--

--

Luíza Cipriani
Luíza Cipriani

Written by Luíza Cipriani

Viagens, livros e outras coisas mais. // 24, Florianópolis

Responses (1)