TOUR DANTESCO PELA ITÁLIA
Terra natal de Dante Alighieri, a Itália guarda um sentimento de profundo orgulho e admiração pelo autor que se reflete em vários locais, monumentos, artes e cidades do país. E não é pra menos, já que Dante foi o primeiro a desprezar o latim para escrever uma obra literária na língua italiana, então considerada a língua do povo. Por isso, o poeta é considerado o fundador da literatura italiana!
Ou seja, é absurda a importância de Dante Alighieri para a Itália, tanto para a literatura como também para a política, na qual o poeta teve forte atuação durante a vida. Por causa de toda essa importância, é possível encontrar referência a Dante ou a suas obras (principalmente A Divina Comédia, de longe a mais famosa) pelo país inteiro.
Assim, considerando que isso representa uma parte bem marcante da cultura italiana, resolvi reunir neste post os locais pelos quais passei que fazem referência a Dante Alighieri, para que quem tenha a oportunidade de visitar a Itália também reconheça o orgulho que o poeta incita no país. Também pode ser útil para os apaixonados por literatura, que desejarem conhecer mais sobre esse grandioso escritor em sua terra natal!
Enfim, vamos ao tour!
1) Estação de metrô e Praça Dante, em Nápoles
A primeira vez que me deparei com alguma homenagem ao Dante na minha viagem pela Itália foi em Nápoles, onde uma das estações de metrô que fazem parte do percurso artístico* leva seu nome. Decorada tematicamente, a estação exibe em neon uma passagem de sua obra Convivio na parede.
Além disso, saindo da estação, uma estátua de Dante preenche a praça que também recebeu o nome do poeta.
Se quiser saber mais sobre as estações artísticas de Nápoles, clique no link e veja este outro post que eu fiz sobre isso!
2) Afrescos de Rafael, nos Museus do Vaticano
Em meio aos brilhantes e ricos afrescos que Rafael pintou em paredes que hoje pertencem aos Museus do Vaticano, novamente podemos encontrar Dante Alighieri. E mais: em 2 pinturas diferentes!
A primeira é em Parnaso, na qual o poeta se encontra na parte esquerda da cena, vestindo roupa marrom/avermelhada, ao lado do homem que veste uma túnica azul escuro:
A segunda aparição de Dante nos afrescos de Rafael é em sua obra Discussão sobre o Santíssimo Sacramento, no qual Dante aparece na parte inferior direita, usando roupa vermelha e a inconfundível coroa de louros. Consegue encontrar?
3) Juízo Final, na Capela Sistina
Como se não bastasse ser pintado 2 vezes por Rafael, Dante também é lembrado por aquele que costuma ser referido como o maior pintor da história da Itália: Michelangelo! O pintor decorou o interior da Capela Sistina com pinturas incríveis e inteligentes, entre as quais se destacam principalmente A Criação de Adão, no teto, e O Juízo Final, na parede com mais destaque. Nesta, a parte inferior da pintura, que representa o mundo terreno e o inferno, foi fortemente inspirada na principal obra de Dante, A Divina Comédia!
Conta-se que Michelangelo foi um assíduo estudioso da Bíblia e d’A Divina Comédia, leituras que, juntas, formam toda a base cultural, lógica e artística por trás d’O Juízo Final.
4) Igreja Santa Croce, em Florença
A Igreja que homenageia as principais personalidades florentinas não poderia deixar Dante Alighieri de fora! A Santa Croce é considerada o Panteão de Florença, já que lá estão enterradas pessoas como Michelangelo, Galileu Galilei, Maquiavel, entre tantos outros. A Dante porém, foi construído apenas um mausoléu (ou seja, uma tumba vazia), pois seu corpo se encontra enterrado na cidade de Ravenna, onde o poeta morreu no exílio.
Em frente à Igreja, ainda, há uma estátua em homenagem a Dante Alighieri. Em sua base, está uma inscrição que dedica a Itália ao poeta. Achei muito lindo!
Se você quiser saber mais sobre o que eu vi e aprendi visitando a Santa Croce, dá uma olhadinha no post que fiz inteirinho dedicado a esse lugar! É só clicar no link:
5) Palazzo Vecchio, Florença
O Palazzo Vecchio é uma das construções mais simbólicas e significantes de Florença. Já logo após a entrada, em suas paredes se encontram citações d’A Divina Comédia! Olha a importância disso!!
Não suficiente, o Palazzo também abriga a máscara funerária de Dante em uma de suas salas, como forma de homenagear e “trazer de volta pra casa” o poeta que faleceu no exílio após ter sido expulso de Florença por questões políticas.
Já tem outro post aqui no blog contando mais sobre o Palazzo Vecchio! É só clicar aqui pra ler:
6) Museu Casa de Dante, em Florença
Nascido em Florença, a casa onde (a que tudo indica) Dante Alighieri morou durante a sua vida hoje é um pequeno museu. É bem simples, mas com uma exposição que possibilita entender um pouco mais sobre o contexto da época que Dante viveu, bem como sobre a sua importância para o país.
Detalhe: a rua em que se encontra a casa onde Dante morava também recebeu o nome do poeta! Além de pequenos detalhes em homenagem a ele.
7) Galleria degli Uffizi, em Florença
Considerada a galeria de arte mais importante de Florença, a Galleria degli Uffizi também presta homenagem a Dante Alighieri, através da pintura de Agnolo Bronzino.
Datada de 1532, a obra representa Dante com sua icônica coroa de louros, segurando em uma mão A Divina Comédia e, com a outra, protegendo os maiores símbolos de Florença (a catedral e algumas torres).
8) Universidade de Bolonha
A Universidade de Bolonha é importantíssima para a história da Europa por ser considerada a primeira universidade do ocidente, fundada em 1088. Os seus registros históricos são orgulhosos em prestar homenagens a diversas mentes brilhantes que estudaram lá, entre eles Dante Alighieri, por volta do século XIII e XIV.
9) Praça Dante, em Verona
Uma das praças mais famosas de Verona é a Praça dei Signori, mais conhecida como Praça Dante, já que em seu centro se encontra uma estátua de 3 metros de altura em homenagem ao maior poeta italiano.
A estátua, esculpida em mármore, foi colocada ali no ano de 1865, em comemoração ao sexto centenário do nascimento de Dante. Vale lembrar que, apesar de Dante ter nascido e vivido a maior parte da sua vida em Florença, cidade que tanto amava, por motivos de conflitos políticos o poeta também viveu uma parte da sua vida em outras cidades italianas, como Bolonha, Verona (onde morou por 7 anos) e Ravenna, onde morreu exilado.
Espero que você tenha gostado do post e que tenha te inspirado a conhecer mais sobre Dante Aligieri, o maior poeta italiano! Compartilhe este post com alguém que você conhece que quer ir pra Itália e me acompanhe no instagram (@wheresluiza) para mais informações e dicas sobre esta e muitas outras viagens!
Ah, e se você conhecer outros lugares na Itália que fazem referência ou algum tipo de homenagem a Dante Alighieri, deixe nos comentários! Vou adorar saber e, assim, podemos ajudar mais viajantes apaixonados por literatura a conhecer a Itália de Dante!