Universidade de Bolonha: visita à primeira universidade do Ocidente!

Luíza Cipriani
4 min readNov 14, 2018

Como curiosa e apaixonada por história que sou, não pude deixar de ir a Bolonha durante a minha viagem à Itália. O motivo era claro: conhecer a universidade mais antiga do Ocidente, fundada no ano de 1088! Foi lá que deram aula poetas italianos famosos, como Dante Alighieri, Boccaccio e Petrarca. Foi também a primeira a usar o termo “universidade” para definir um espaço ocupado por estudantes.

Desde a sua fundação, as diversas “escolas” (o que hoje corresponderiam aos cursos) da Universidade de Bolonha se localizavam em lugares diferentes, espalhadas pela cidade, até que em 1563 foi construído o Palazzo dell’Archiginnasio, com a finalidade de reuní-las todas em um único lugar. Tal construção foi sede da Universidade de Bolonha até o ano de 1803 — quando foi transferida para onde se encontra hoje— e desde 1833 abriga a Biblioteca Municipal. Atualmente, duas de suas salas são abertas para visitação turística: a antiga sala de anatomia (The Anatomy Theatre) e de direito (Stabat Mater Lecture Hall).

THE ANATOMY THEATRE

Sala de anatomia em formato de anfiteatro, com a mesa de autópsia no centro

A sala chamada de “teatro” por causa de seu formato de anfiteatro é decorada com duas fileiras de estátuas, sendo uma delas em homenagem a 12 médicos considerados muito importantes (Hippocrates, Galen, Fabrizio Bartoletti, Girlamo Sbaraglia, Marcello Malpighi, Carlo Fracassari, Mondino de’ Liuzzi, Bartolomeo da Varignana, Pietro d’Argelata, Costanzo Varolio, Giulio Cesare Aranzio e Gaspare Tagliacozzi) e a outra, em cima, representando os 20 anatomistas mais famosos da escola bolonhesa.

Alguns dos médicos homenageados na sala

Na parede principal da sala uma figura feminina representa a alegoria da anatomia, enquanto um pequeno anjo lhe presenteia com um fêmur.

A alegoria da anatomia e o anjinho lhe oferecendo um fêmur

O teto, por sua vez, é decorado com figuras simbólicas representando 14 constelações com Apollo no centro, o deus da medicina. O que achei super interessante foi o motivo pela escolha do tema astrológico para decorar o teto da sala. Isso se deu por causa da tradição de consultar as estrelas antes de proceder com operações ou administrar drogas, de acordo com uma concepção médica que reflete a influência exercida em toda a Europa pela ciência árabe desde que eles conquistaram a Espanha. A astrologia era associada com a medicina e todas as partes do corpo eram colocadas sob a proteção de algum dos signos do Zodíaco.

O teto da sala, com Apolo no centro.

STABAT MATER LECTURE HALL

A sala onde estudavam os antigos juristas da Universidade de Bolonha hoje se chama Stabat Mater em homenagem à primeira apresentação da orquestra de mesmo nome, de autoria de Gioacchino Rossini, em 1842.

Esta sala é uma das mais representativas da antiga universidade, devido à sua rica decoração composta por vários escudos de congratulações que ao longo da história foram se acumulando! Assim, é uma forma de relembrar os estudantes mais ilustres e premiados que por ali passaram.

Atualmente a antiga sala de direito é utilizada para receber eventos culturais, conferências e exibições.

PARA SABER MAIS

  • Os corredores do prédio do Archiginnasio são decorados com afrescos que, até um tempo atrás, eram muito mais conservados. Isso porque muitos afrescos foram destruídos ou gravamente danificados por um ataque aéreo dos Aliados, que atingiu o Archiginnasio em 29 de janeiro de 1944.
  • A atual Universidade de Bolonha fica espalhada pela famosa Via Zamboni. É interessante passear por lá e ver a vida universitária ativa em uma das ruas mais importantes da cidade!
  • A visita às salas de anatomia e de direito custa 3€.

Espero que você tenha gostado do post e que tenha te motivado a conhecer a Universidade de Bolonha. Foi com certeza um dos lugares mais interessantes que visitei em toda a Itália! É incrível ter a oportunidade de conhecer um local tão importante para a história e recomendo pra todo mundo visitar, mas principalmente para quem é interessado em direito ou medicina.

Para qualquer dúvida, estou a disposição por aqui ou pelas outras redes sociais! Se quiser mais dicas, me acompanhe no instagram (@wheresluiza), onde eu posto várias informações e dicas sobre a minha viagem à Bolonha e muitas outras!

--

--

Luíza Cipriani

Viagens, livros e outras coisas mais. // 24, Florianópolis